Orações de todos os tipos
 

Introdução 

Santo Afonso, conhecido como Doutor da Oração, foi um homem que muito orou. Em média ele dedicava oito horas diárias de oração.

Todo cristão tem a necessidade absoluta de pedir a Deus a salvação e de como o devemos fazer. Santo Afonso recomendava que todos fizessem pelo menos uma hora de oração diária, além de freqüentes e rápidas preces nas diversas oportunidades do dia. A graça de orar é dada normalmente a todos e, mediante a oração, todos podem obter de Deus os outros auxílios necessários para a salvação

Sem a oração, segundo a providência ordinária de Deus, serão inúteis todas as meditações, todos os propósitos e todas as promessas. Deus não concede senão a quem reza e reza com perseverança. A oração consiste propriamente na elevação da alma a Deus.
 
 

A oração à luz da Bíblia 

As Sagradas Escrituras são ricas em passagens que reforçam a prática da oração. Eis algumas delas:

Citação Bíblica 
Localização 
É preciso rezar sempre e nunca descuidar 
Lc 18, 1 
Vigiai e orai para não cairdes em tentação 
Mt 25,41  
Pedi e dar-se-vos-á 
Mt 7,7 
Chama por mim, e eu te ouvirei 
Jr 33, 3 
Invoca-me e eu te livrarei  
Sl 49, 15 
Vosso Pai que está nos céus dará bens aos que lhe pedirem  
Mt 7,11 
Todo aquele que pede, recebe; todo o que busca, acha  
Lc 11,10 
Tudo o que pedirdes orando, crede que haveis de receber e que assim vos sucederá  
Mc 11,24 
Vinde a mim todos os que trabalhais e vos achais carregados e eu vos aliviarei  
Mt 11, 28 
  
 

A oração é alimento para a alma  

São João Crisóstomo dizia: “assim como a alma dá a vida ao corpo, assim também a oração mantém a vida da alma. Assim como o corpo não pode viver sem a alma, assim a alma sem a oração está morta e exala mau cheiro”. Portanto enquanto a comida é o alimento para o corpo, a oração é o alimento para a alma. 
 

A oração é uma arma 

A oração é a mais poderosa arma para nos defendermos dos nossos inimigos. Adão pecou porque não rezou quando foi tentado.
 

Necessidade da oração 

Deus sabe como a oração é útil para conservar a humildade e para exercer a confiança. São Francisco de Assis já dizia que  sem a oração, nunca pode uma alma produzir bons frutos. Já São João Crisostomo dizia que o homem mais poderoso é o que reza. Rezemos orações curtas, mas fervorosas! Se não nos salvarmos, a culpa é nossa.

Intercessão dos Santos  

Conforme o Concílio de Trento, é lícito e útil invocar santos como intercessores, para ele suplicarem, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que nós por nossos deméritos não somos dignos de receber.
 

A oração e as almas do purgatório 

São Tomas afirmava que as almas do purgatório estão em estado de expiação, e, por isso, são inferiores a nós. Não se acham em condição de rezar por nós, mas, pelo contrário, necessitam de nossas orações. Manda a caridade que socorramos o próximo em suas necessidades, incluindo-se aqui as benditas almas do purgatório. Elas, apesar de não estarem mas nesta vida, nem por isso deixam de pertencer à comunhão dos santos. Santo Agostinho já dizia que as almas dos fiéis defuntos não estão separada da Igreja. Aqui vai um lembrete, segundo São Boaventura, que afirmava que as almas do purgatório são tão pobres que não podem satisfazer por si próprias à justiça divina.

Nós, com os nossos sufrágios e, principalmente com as orações recomendadas pela Igreja, bem podemos auxiliar aquelas santas almas. Se algum de nós obtiver, com suas orações, a salvação de uma alma do purgatório e a sua entrada no céu, essa alma dirá a Deus: “Senhor, não permitais se perca quem me livrou das chamas do purgatório”. Santo Agostinho já dizia que quem nesta vida mais socorrer as almas do purgatório, Deus fará com que seja também socorrido por outro,  quando estiver lá no meio daquelas chamas.
 

Deus nos atende a qualquer hora 

São João Crisostomo já dizia que Deus está sempre pronto a ouvir a voz de seus servos e nunca acontecerá que não atenda, sendo invocado como convém. Ele dizia ainda que quando rezamos, antes de terminarmos a exposição de nossas súplicas, Deus já nos atende

O grande papel das súplicas

Todo o nosso cuidado deve consistir em rezarmos com confiança, certos de que, orando, estarão para nós abertos todos os tesouros do céu. S.João Boaventura dizia que todas as vezes que o homem recorre devotamente ao Senhor pela oração, ganha bens que valem mais do que todo o mundo.

Santo Agostinho também dizia que algumas almas devotas empregam muito tempo em ler e meditar, mas pouco se ocupam com as súplicas. Não resta dúvida que a leitura espiritual e a meditação das verdades eternas sejam coisas de utilidade, mais muito mais úteis são as súplicas. Ele dizia ainda que melhor é rezar do que ler: na leitura ficamos conhecendo o que devemos fazer, mas na oração recebemos o que pedimos. 
 

Condições da oração 

 
Veja as orações abaixo:

 

Orações para todas as ocasiões 

Apresentamos a seguir um repositório de orações que foram copiadas de vários livros de orações católicas. Esta página está em plena construção. Se você tem uma boa sugestão de oração então nos escreva pois “a graça da oração é concedida a todos”. Paz e Bem!

Veja a relação de orações disponível até esta data:


 
 
PROFISSÃO DE FÉ
Símbolo dos Apóstolos
 
Creio em Deus Pai todo-poderoso. Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna, Amém!  
[Relação de Orações]
 
 
PAI NOSSO
 
Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim com nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém. 
[Relação de Orações]
AVE MARIA
 
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita seja vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém. 
[Relação de Orações]
 
 
GLÓRIA AO PAI
 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém  
[Relação de Orações]  [Início]
 
 

SALVE RAINHA
 
Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. 
[Relação de Orações]  [Início]
 
 

INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPIRITO SANTO
 
Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.  
Oremos:  
Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.  Amém 

[Relação de Orações]
ORAÇÃO DA MANHÃ
 
Senhor, no início deste dia, venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.  

Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito.  

Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença.  

Senhor, reveste-me de tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém 

[Relação de Orações]
ORAÇÃO DA NOITE
 
Boa noite Pai. Termina o dia e a ti entrego meu consaço.  
Obrigado por tudo e... perdão.  
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;  
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;  
Obrigado  também por isso que me fez sofrer...  
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação...  
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!  
Perdão, também, Senhor!  
Perdão por meu rosto carrancudo;  
Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto;  
Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;  
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria.  
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.  
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um initerrupto "sim" vivido conscientemente.  
Boa noite, Pai. Até, amanhã. 
[Relação de Orações]
 
NOVENA  AO MENINO JESUS DE PRAGA
 
Jesus que dissestes: Pedi e recebereis, procurai e achareis; por intermédio de Maria, vossa sagrada mãe, eu bato, procuro e vos rogo que minha prece seja atendida (menciona-se o pedido).  

Jesus que dissestes: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele atenderá; por intermédio de Maria vossa sagrada mãe, eu humildemente rogo ao vosso Pai, em vosso nome, que minha oração seja ouvida (menciona-se o pedido).  

Jesus que dissestes: O céu e a terra passarão, mas a minha palavra não passará; por intermédio de Maria, vossa sagrada mãe, eu confio que minha oração seja ouvida (menciona-se o pedido).   

(Rezar 3 Ave Marias e 1 Salve Rainha

[Relação de Orações]
 
 
ORAÇÃO AO SANTO DE NOSSA DEVOÇÃO
 
  1. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo......................... fazei que estejamos sempre prontos em aprender as verdades da fé e sempre fortes em confessá-las

  2.  
  3. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém 

  4.  
  5.  Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo ................... conservai a caridade em nossos corações, para que possamos sempre amar-vos sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos.

  6.  
  7. Glória ao Pai... 

  8.  
  9. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo.................... fazei que em todas as famílias reine o santo temor de Deus, na observância da vossa lei. 

  10.  
  11. Glória ao Pai... 

  12.  
  13. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo.................... dai forças à juventude para que vença as insídias do mal e seja sempre mais apóstola da verdade e do bem. 

  14.  
  15. Glória ao Pai... 
  16. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão do vosso servo ................. abençoai os emigrantes em terras estrangeiras e fazei que jamais esqueçam a pátria do céu. 

  17.  
  18. Glória ao Pai... 

  19.  
  20. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo............. fazei que aos pobres não falte o pão e aos abandonados a compreensão e o afeto. 
  21.  Glória ao Pai... 

  22.  
  23. Senhor, pelos merecimentos e pela intercessão de vosso servo...........confortai os nosso doentes, dando-lhes a desejada saúde ou a resignação cristã. 

  24.  
  25. Glória ao Pai... 
[Relação de Orações]
 
 
ORAÇÃO PARA PEDIR A PROTEÇÃO DE UM SANTO
 
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo eu vos adoro e vos agradeço por terdes dados ao mundo .............., que soube em sua vida imitar tão perfeitamente os exemplos de Cristo, a ponto de ser colocado como modelo para nós, que ainda  peregrinamos neste mundo.  
   
 Sua fé na mensagem de Cristo sua caridade ardente e sua vida de esperança orientada unicamente para Deus são motivos de força e entusiasmo para nós.  
   
 Sua bondade, Senhor, sensibilizou-me e sentindo-me indigno de recorrer diretamente a vós, faço-o por meio de ..........., o santo da minha confiança.  
   
 Para ser digno de sua intercessão prometo imitar seus exemplos.  
   
 [expressa-se o pedido]  
   
 Senhor, dignai-vos atender meu pedido, se essa for a vossa vontade. Amém.  
   
[Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai] 
[Relação de Orações]
 
ORAÇAO DA PAZ
 
Amemos a doçura da paz, e voltemos à concórdia com toda a pureza e sinceridade do coração, imitando Aquele que tudo pacificou por seu Sangue, que é verdadeiramente a paz e que reconciliou consigo todas as coisas, "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas inteligências em Cristo Jesus nosso Senhor (Fl 4,7), a quem seja dada honra e glória, nos séculos dos séculos. Amém. 
[Relação de Orações]
 
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO
 
Meu Deus, que profunda impressão deixou em minha alma o dia do meu casamento. Naquele dia cumpri o ato mais importante de minha vida.  

Lembro-me das disposições que tive e dos bons conselhos que recebi. Disse-nos o sacerdote que, daquela hora em diante, começava a nossa vida a dois, Juntos iríamos viver, juntos iríamos aperfeiçoando-nos um ao outro.  

No auge da felicidade tudo me parecia tão fácil. Fiz um programa maravilhoso para mim.  

Agora porém que se passaram ....... anos, como estou? Fui sempre fiel aos meus deveres? Ofusquei alguma vez a serenidade de nosso lar?  Contristei minha família que eu deseja tornar alegre e feliz?  

Senhor, perdoai as minhas falhas, dai-me força e maior constância nas resoluções tomadas, fazei renascer em mim a graça do sacramento do matrimônio, a fim de que, com renovado fervor corrija as minhas negligências e repare as faltas cometidas. Amém.  

[Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

[Relação de Orações]
 
 
ORAÇÃO DAS MÃES
 
Sois, meu Deus, o Criador e verdadeiro Pai de meus filhos.  

De vossas mãos os recebi cheios de vida, como a dádiva mais preciosa que me podíeis ter dado e que vossa bondade conserva para minha consolação e alegria.  

Agradeço-vos de todo o coração, e consagro-vos inteiramente a mim mesma e aos meus filhos, para que vos sirvamos e vos amemos sobre todas as coisas.  

Abençoai-nos, Senhor, enquanto eu, em vosso nome, os abençôo.  

Não permitais que, por negligência de minha parte, venham ele a se desviar do bom caminho.  

Velai sobre mim para que eu possa vela sobre eles e educá-los no vosso santo temor e na vossa lei.  

Fazei-os dóceis, obedientes, inimigos do pecado, para que não vos ofendam jamais.  

Colocai-os, Senhor de bondade, sob a maternal proteção de Maria Santíssima, para que ela os proteja sempre.  

Afastai deles as doenças, a pobreza e as impurezas demasiado perigosas.  

Livrai-os de todas as desgraças e perigos da alma e do corpo e concedei-lhe todas as graças que sabeis serem-lhes necessárias, a fim de que sejam bons filhos, bons cristãos e fiéis servidores da pátria.  

Fazei, Senhor, que possamos um dia, encontrar-nos todos reunidos na celeste Igreja triufante, Amém. 

[Relação de Orações]
 
 
ORAÇÃO PELO MARIDO E PELA ESPOSA
 
Deus, Pai de misericórdia, que, criando a mulher sujeita ao homem, mandastes que ele a tratasse como esposa e a considerasse sempre como parte de sim mesmo, suportando-lhes os defeitos, socorrendo-a  nas necessidades e completando-a nos seus limites, fazei que o meu marido seja sempre fiel aos seus deveres. Que ele seja sempre, com vossa graça, reto nos juízos, sóbrio nos conselhos, prudente nas deliberações, feliz nos empreendimentos, humilde na prosperidade, cumpridor de seus deveres, generoso em socorrer os outros. Afastai dele tudo o que possa demovê-lo do caminho da justiça e concedei-lhe os auxílios necessários para que ele não somente alcance a perfeição do seu estado, mas seja também para mim uma força e um estímulo para a minha santificação. E assim, juntos, alcancemos a felicidade do céu, Amém. 
[Relação de Orações]
 
ORAÇÃO PELOS FILHOS
 
Meu Deus, eu vos ofereço meus filhos; vós mos destes, eles vos pertencerão para sempre; eu os educo para vós e vos peço que os conserveis para a vossa glória.  

Senhor, que o egoísmo, a ambição, a maldade não os desviem do bom caminho. Que eles tenham força para agir contra o mal e que o movente de todos os seus atos seja sempre e unicamente o bem.  

Há tanta maldade nesse mundo, Senhor, e vós sabeis como somos fracos e como o mal, muitas vezes, nos fascina; mas vós estais conosco e eu coloco meus filhos sob a vossa proteção. Sede-lhe luz força e alegria nesta terra, Senhor, para que eles vivam por vós nesta terra e no céu, todos juntos, possamos gozar de vossa companhia para sempre. Amém. 

[Relação de Orações]
 
 
ORAÇÃO POR UMA PESSOA DOENTE
 
Ó meu Deus, vede esta pessoa doente diante de Vós. Ela vem pedir-vos o que deseja e o que considera como a coisa mais importante para si. Vós, ó meu Deus, fazei com que estas palavras penetrem em seu coração: 'O que é importante é a saúde da alma.' 

Senhor, faça-se nela, em tudo, a Vossa vontade. Se desejais a cura dela, seja-lhe concedida a saúde. Mas, se for outra a Vossa vontade, que ela continue carregando sua cruz. 

Peço-vos também por nós, intercessores dela; purificai nossos corações, tornando-nos dignos canais da Vossa santa misericórdia. Protegei-a e aliviai seus sofrimentos. Que se cumpra nela a Vossa santa vontade. Através dela, seja revelado o Vosso santo nome. Ajudai-a a carregar, com coragem, a sua cruz. 

Depois desta oração rezar três vezes o Glória ao Pai.

[Relação de Orações]
 
 
CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORÇÃO DE JESUS
 
Ó Jesus, sabemos que fostes manso e oferecestes, por nós, o Vosso Coração. Coração coroado por espinhos e pelos nossos pecados. Sabemos que hoje também rezais pela nossa salvação. Jesus, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Fazei que, por meio do Vosso Santíssimo Coração, todos nós, seres 

humanos, nos amemos. Desapareça o ódio do seio da humanidade. Mostrai-nos o Vosso amor. Todos nós Vos amamos e desejamos que o Vosso Coração de Pastor nos proteja de todo o pecado. Entrai em todos os corações, ó Jesus! Batei. Batei à porta do nosso coração. Sede paciente e perseverante. Nós continuamos ainda fechados, porque não compreendemos a Vossa vontade. Batei continuamente. Fazei, ó bom Jesus, que saibamos abrir para Vós os nossos corações, ao menos quando nos lembrarmos da Vossa paixão, que sofrestes por nós. Amém.

[Relação de Orações]
CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
 
Ó Coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o Vosso amor. A chama do Vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens. Nós Vos amamos infinitamente. Imprimi nos nossos corações o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, Vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do Vosso Imaculado e Materno Coração, sejamos curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do Vosso Materno Coração e nos convertamos por meio da chama do Vosso Coração. Amém.
 
Oração ao Espírito Santo:
[Relação de Orações]
 
Santo Espírito de Deus, vinde sobre mim, sobre minha casa e sobre todos nós. 
Que a Vossa Luz Divina nos ilumine, retirando de nós toda a raiva e toda a escuridão. 
Vós que sois a alma da Igreja vinde e renovai a fim de que ela seja sempre testemunha do Teu Reino de Amor. 
Vossa força nos ajude nos momentos em que a fraqueza quiser ocupar espaço em nossas vidas. 
Espírito Santo, que em Pentecostes manifestastes o poder de Deus, derramai sobre nós os vossos dons. 
Ajudai-nos a viver a Paz do Senhor nos seus caminhos e permanecei concosco. 
Santo Espírito Criador, criai em nós um amor grande e forte ao Pai e que nada possa apagar essa chama. 
Espírito da verdade, manifestai em nós o desejo de conhecer, propagar e vivier a palavra do senhor. Que ela  
cresça em nosso coração e dê muitos frutos! 
Espírito Santo guia-nos sempre e nunca nos distâncieis de nós. 

Amém. 

Oração retirada do livro chama de oração P.e Antonio Carlos Pessoa

Oração do Novo Dia:
[Relação de Orações]
 
Hoje começa mais um novo dia em minha vida. 
Quero Te louvar, Senhor, pelo sol ou pela chuva, pelo ar que respiro e pela manhã que começa. 
O ontem já passou. 
Agora, pretendo com a Tua graça viver este novo dia na Tua paz e que eu saiba levá-la a todos que encontrar, olhando para cada pessoa a Tua presença pela Tua mão Criadora. 
Afasta para longe, Senhor, todo mal e o que é contra a paz, tudo o que possa pertubar a tranquilidade deste dia. 
Quero tão somente fazer o bem a quem quer que seja, sempre na certeza de estar ao Teu lado. 
Abençoa, Senhor, este dia. 
Caminha comigo, para que eu possa fazer tudo o que desejas que eu faça sem deixar nada para trás. 
Que tudo seja feito para a sua maior glória.  

Amém. 

Oração retirada do livro chama de oração P.e Antonio Carlos Pessoa

Oração pela família:
[Relação de Orações]
 
Senhor, 
quero rezar pela minha família. 
Tu sabes, Senhor. 
tudo o que estamos enfrentando. 
Por isso, somente com a Tua ajuda é que poderemos tudo superar. 
Senhor, embora tenhamos fé, 
confiança e acrditemos em Ti,  
Não está sendo nada fácil.  
Põe Teu poder sobre nossos familiares, 
Senhor, 
E retira para longe tudo o que está 
Dificultando o processo de paz na família. 
Ela é Tua, Senhor! 
Ela é a força unida que não se pode separar. 
Olha por nós, Senhor! 
Levanta os que se acham caídos, 
E a Tua força seja a nossa Força. 
Abençoa todos os membros da nossa família 
E concede-nos a graça de nos amar mais, 
De gostarmos de nossos familiares 
Mesmo com tantos desafios. 
Inspira-noos para que, unidos, 
Sejamos sempre como a família de Nazaré. 

Amém. 

Oração retirada do livro chama de oração P.e Antonio Carlos Pessoa

Oração ao Anjo da Guarda:
[Relação de Orações]
 
Santo Anjo, 
Meu amor e minha atenção. 
Fiel companheiro que me guarda. 
Sinto em ti segurança 
E quero contigo caminhar. 
Sei que és um ser iluminado por Deus. 
Eu te peço que me proteja  
De toda cilada do mal. 
Santo Anjo, 
O Deus que te criou, 
É o meu Deus 
E somente Nele eu quero estar. 
Contigo, meu Anjo da Guarda, 
Quero sempre caminhar, 
Buscando a todos com um olhar de amor, 
Distribuindo bênção e Alegria. 
Santo Anjo, 
Fica sempre comigo 
E, onde quer que eu esteja, 
Estarei sempre feliz contigo 
Doce amigo e companheiro 
Ilumina-me, gurda-me 
Hoje e sempre 

Amém. 

Oração retirada do livro chama de oração P.e Antonio Carlos Pessoa

CONSAGRAÇÃO DA FAMÍLIA À SANTÍSSIMA TRINDADE
[Relação de Orações]
 
Sagrada Família, pela sua intercessão queremos consagrar a família(dizer o sobrenome da família..)à Santíssima Trindade. 
Por essa consagração pedimos a Sabedoria que o Espírito Santo infundiu no coração de São José a (nome do pai..) para que ele possa conduzir sua família com honestidade, pureza e fidelidade. 
Pedimos a paciência e a mansidão que o Espírito Santo infundiu na Virgem Maria à (nome da mãe...)para que ela conduza seu lar com o mesmo Espírito de amor e devoção da Mãe de Deus. 
Pedimos a obediência e a proteção de Jesus a (nomes dos filhos e filhas...)para que cresçam iluminados pelo Espírito Santo que conduziu o filho de Deus na sua infância, adolescência e durante toda vida. 
Sagrada família, consagramos também a Deus todos os nossos bens materiais que Ele mesmo um dia nos confiou. 
Entregamos a Deus, também pela sua intercessão, o nosso passado e com ele todos os nossos ancestrais; entregamos agora o nosso presente, com todas as dificuldades e tribulações, e confiamos a Ele o nosso futuro pedindo que sua mão protetora esteja sempre sobre o nosso lar. 
Que os anjos, que protegeram e ampararam a Sagrada Família, acampem agora e sempre ao nosso redor, guardando-nos de todo o mal e de todo o pecado. Amém"  

Reza-se um Pai-Nosso e uma Ave-Maria  

"Reze com fé esta oração em família, todos os dias, 
para que essa proteção aconteça na vida de vocês ". 

ORAÇÃO DO ABANDONO
[Relação de Orações]
 
Meu Pai, eu me abandono em ti.  
Faz de mim o que quiseres  
Por tudo que fiseres de mim.  
Eu te agradeço.  
estou disposto a tudo, aceito tudo.  
Contando que a tua vontade seja feita em mim,  
em todas as criaturas.  
Nada mais desejo, meu Deus  
ponho minha alma em tuas mãos,  
entrego-a a ti, meu Deus,  
com todo o amor de meu coração  
proque te amo  
E é, para mim, uma necessidade de amor  
dar-me e entregar-me nas tuas mãos sem medida,  
com infinita confiança  
porque tu és meu pai. ". 
ORAÇÃO DO SUBCONSCIENTE
[Relação de Orações]
 
Em nome do Senhor Jesus Cristo, eu submento a minha mente e minhas atividades durante o Sono, a operação única do Espírito Santo.  
Amarro todos os poderes das trevas e os proíbo de operarem em meus sonhos, ou em qualquer parte do meu subconsciente enquanto eu estiver dormindo.  
Senhor Jesus Cristo, toma conta do meu consciente, do meu subconsciente e do meu inconsciente. Amém. 
Oração de uma criança
[Relação de Orações]
 
Senhor, ensinai-me a rezar, E aceitai a minha oração;  
Vós, que estais em todo lugar, Ouvi meu coração 
Como os pássaros com frio 
Que recebem vosso alento,   Em minha inocência infantil 
Olhai por mim, sempre atento.  
Ensinai-me a seguir o que é bom  
Perdoai, quando errar sem querer,  Concedendo-me o maior dom: 
Servir-vos enquanto viver. 

Senhor, Fazei de Mim uma Luz 

Os Verdadeiros amigos doam de si 
Senhor, fazei de mim uma luz 
Luzinha no mundo a brilhar;  
Mínima chama que sempre reluz  
Aonde quer que vá.  
Senhor, fazei de mim um botão   
Que, humilde, sob a folhagem  
loresce em seu pequenino torrão  
E espalha a felicidade. 
Senhor, fazei de mim um cajado 
Para todos os que já se cansaram;  
Que com minha saúde e boa-vontade  
Aos meus irmãos eu dê amparo. 

 

Benção de S. Francisco de Assis em Latim e em Português
[Relação de Orações]
 
Benedicat Tibi Dominus - O Senhor te abençôe 
Et Custodiat Te - e te guarde 
Ostendat Faciem Suam Tibi - mostre a ti a sua face 
Et Misereatur Tui - e tenha misericórdia de ti. 
Covertat Vultum  Suum Ad Te - Volte o seu rosto para ti 
Det Tibi Pacem - te dê a paz. 
Dominus Benedicat Te - O Senhor te abençôe.